Vale a pena fazer um consórcio?

A maioria das pessoas sonham em ter a casa própria, carro, caminhão ou moto, mas qual é o melhor caminho para esta conquista? Acompanhe o texto abaixo e veja qual é o melhor caminho para que isso aconteça.

O setor de consórcios está em franca expansão. Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) apontam que, nos primeiros seis meses de 2022, o setor bateu recorde de cotas vendidas com 1,85 milhão — o melhor resultado para o período nos últimos 10 anos. Em relação aos dados do primeiro semestre de 2021, o crescimento foi de 12,1%.

Voltado às pessoas que buscam adquirir um mesmo bem, com prazo estabelecido em contrato, o consórcio pode entregar variados itens como  um carro, moto, veículo ou eletroeletrônico. O grupo é representado por uma administradora de consórcio, que deve ter aval do Banco Central do Brasil para funcionar.

O pagamento se dá por meio de parcelas reajustadas por indicadores econômicos, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Já a contemplação ocorre por meio de sorteios ou lances.

Você não consegue guardar dinheiro e, para isso, precisa de um boleto para destinar a uma compra de um bem? Não tem pressa para obter o bem imediatamente? Não tem disciplina para fazer uma reserva e investir? Então, o consórcio pode ser uma boa alternativa.

Consórcio exige planejamento

Diferentemente do financiamento, no qual a compra é imediata, no consórcio é preciso paciência, um pouco de sorte, ou ter dinheiro para ofertar lance e obter o crédito, além de  muitos cuidados para não cair em armadilhas.

Para quem tem condições de dar um lance e antecipar a contemplação, pode ser uma forma de furar o sorteio e conquistar o bem de modo mais rápido.

5 motivos para fazer consórcio

A cada mês, um ou mais membros do consórcio recebem uma carta de crédito. Se bem planejado e com todos os prós e contras bem estudados, esse método se mostra uma boa opção para aquisição de bens de alto valor, como veículos e imóveis.

Conheça algumas características:

Sem juros: ao contrário do financiamento, o consórcio não cobra juros. Basta pagar a primeira parcela descontada do saldo devedor. Não há juros porque não há empréstimos bancários envolvidos no processo, pois os recursos são provenientes das contribuições dos consorciados.

 Não paga entrada: muitas vezes, é difícil levantar uma entrada suficiente para a compra. Ao contrário de outras aquisições, fazer consórcio não exige esse investimento inicial.

Poder de compra em dinheiro:  mesmo parcelado, o consórcio estipula que os bens sejam pagos à vista. Embora os membros do consórcio paguem o valor mensalmente, quando chegar a hora de comprar o produto, os consorciados terão acesso ao seu valor integral sem pagar juros. Esse poder de compra à vista também oferece a possibilidade de obter um bom desconto na hora de negociar.

Mais seguro:   são uma forma segura de investir e são regulados pelo Banco Central. O valor do investimento é salvo e reajustado.

Ajuda no planejamento financeiro:  muitas pessoas têm dificuldade em cortar gastos extras e fazer um bom planejamento financeiro. Por isso, o consórcio tem se mostrado uma opção para continuar economizando, planejando e adquirindo bens.

A Energy Broker oferece uma consultoria completa na aquisição do seguro personalizado, seja qual for sua necessidade. Tudo para garantir a segurança necessária aos seus clientes, na hora de  na hora de realizar seus sonhos. Conte com a gente.

 

 

 

 

Comente!