Aumento do preço dos combustíveis: isso interfere no valor do seu seguro?

Você entende como o aumento dos preços dos combustíveis interfere na sua vida? Então leia o nosso conteúdo e tire as suas dúvidas. Confira!

 

O aumento do preço dos combustíveis interfere no valor do seguro?

Em poucas palavras, o aumento dos preços dos combustíveis não interfere diretamente no valor do seguro automotivo. Entretanto, a elevação dos gastos com o abastecimento do veículo atinge profundamente o seu bolso, causando dificuldades no orçamento.   

E é aí que está a questão, pois manter o seguro de automóvel é fundamental para poder usufruir dos benefícios, mesmo em tempos de crise. Até porque há quem considere dispensar o seguro de automóvel, mas quando acontece algo inesperado é que se valoriza a proteção por causa das facilidades e dos serviços que nos oferece, livrando-nos daquelas terríveis “dores-de-cabeça”.    

É importante saber que o aumento dos preços dos combustíveis não se limita àquilo que vai se gastar a mais para utilizar o veículo. Geralmente, os produtos e serviços que dependem de transporte são afetados pelos reajustes e sofrem majoração de tarifas.   

Por isso, apesar dos apertos nas finanças, o seguro automotivo garante a tranquilidade que precisamos para viver bem e buscar alternativas, no sentido de superar a instabilidade do momento em que vivemos.   

Quer saber um pouco mais sobre o aumento dos preços e como isso impacta o seu dia-a-dia?

Então confira este conteúdo exclusivo acerca dos reajustes e suas consequências.

Preço dos combustíveis

A partir de 2016, a Petrobras adotou a Política de Paridade de Importação (PPI), passando a seguir os preços do mercado internacional. Por isso, os aumentos recentes estão relacionados à alta global do preço do petróleo, o que afeta diretamente o consumidor.   

De acordo com a empresa, os reajustes nos preços dos combustíveis têm acontecido para que o mercado brasileiro continue sendo suprido normalmente, sem riscos de desabastecimento. A situação brasileira fica ainda mais complicada em decorrência da desvalorização do real.   

Além disso, o cenário pós-pandemia favoreceu a retomada dos processos produtivos e atividades relacionadas, o que aumentou a demanda por combustíveis.   

Como se não bastasse, os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia tem gerado incertezas no contexto internacional, não se descartando que o preço do barril chegue próximo dos US$ 200, o que pode elevar ainda mais os preços no Brasil.

Produção de veículos retrai

A escassez global de componentes eletrônicos e semicondutores foi o principal motivo que retraiu a fabricação de automóveis no mundo todo. Isso trouxe reflexos diretos e indiretos nos processos operacionais e nos custos da produção brasileira. 

Embora seja muito cedo para se falar dos impactos e das consequências da guerra na Ucrânia, há preocupações compartilhadas entre as empresas do setor automotivo com a escalada dos preços das commodities.

Também há apreensões e incertezas de possíveis restrições no leste europeu acerca do fornecimento de paládio e neônio, insumos essenciais utilizados na fabricação de chips e demais componentes empregados na produção dos veículos.

Além disso, não se pode descuidar da pressão inflacionária e do consequente aumento de juros, o que dificulta o crescimento da atividade econômica brasileira. Essa situação atinge a produção automotiva e, sobretudo, o bolso de cada um de nós.

Aumento de preço dos veículos

O preço dos automóveis subiu consideravelmente nos últimos anos. No entanto, o período da pandemia de Covid-19 impactou ainda mais o mercado, provocando:  

a)  paralisação de fábricas;

b)  alta demanda por transporte individual;

c)  peças de reposição mais caras;

d)  escassez de componentes eletrônicos;

e)  aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;

f)     atualização da Tabela Fipe, que regula o preço médio dos veículos e influencia os valores dos segurose das indenizações.

Valor do seguro

Evidentemente, o valor de um seguro de automóvel varia no ato da renovação, ou seja tanto pode aumentar como diminuir. Para compreender melhor essa oscilação, é preciso ter ciência de que o preço do seguro é composto por fatores como:  

a)  valor do bem protegido;

b)  avanço dos índices de violência;

c)   aumento de acidentes de trânsito; 

d)  perfil do (a) motorista (gênero, idade, estado civil, profissão, hobby, etc);

e)  modo de utilização;

f)   localidade de circulação;

g)  estacionamento e garagem;

h)  características do veículo (tipo, marca, modelo, ano de fabricação do automóvel e quilometragem);

A importância do seguro de automóvel

Contar com a proteção e a tranquilidade que um seguro de automóvel pode oferecer faz toda a diferença, sobretudo em tempos de incertezas e de instabilidade financeira que favorece o aumento da violência e de circunstâncias inesperadas.  

A utilização constante do veículo, seja o deslocamento para o trabalho, escola ou lazer, também exige mais cuidado com a manutenção e a segurança do seu carro para resguardá-lo de quaisquer prejuízos financeiros decorrentes de furto, roubo ou vandalismo.

seguro automotivo ainda pode oferecer descontos em serviços e assistência 24 horas, contando com suporte em situações imprevistas de acidentes que possam causar infortúnios a terceiros.   

São esses motivos que permitem à Energy Broker oferecer o melhor custo-benefício no segmento de seguros para automóveis. A nossa seguradora proporciona coberturas diferenciadas de acordo com as suas exigências. Por isso, disponibilizamos atendimento personalizado. Você vai se surpreender!

Comente!