Aumento do preço dos combustíveis: isso interfere no valor do seu seguro?

Você entende como o aumento dos preços dos combustíveis interfere na sua vida? Então leia o nosso conteúdo e tire as suas dúvidas. Confira!

 

O aumento do preço dos combustíveis interfere no valor do seguro?

Em poucas palavras, o aumento dos preços dos combustíveis não interfere diretamente no valor do seguro automotivo. Entretanto, a elevação dos gastos com o abastecimento do veículo atinge profundamente o seu bolso, causando dificuldades no orçamento.   

E é aí que está a questão, pois manter o seguro de automóvel é fundamental para poder usufruir dos benefícios, mesmo em tempos de crise. Até porque há quem considere dispensar o seguro de automóvel, mas quando acontece algo inesperado é que se valoriza a proteção por causa das facilidades e dos serviços que nos oferece, livrando-nos daquelas terríveis “dores-de-cabeça”.    

É importante saber que o aumento dos preços dos combustíveis não se limita àquilo que vai se gastar a mais para utilizar o veículo. Geralmente, os produtos e serviços que dependem de transporte são afetados pelos reajustes e sofrem majoração de tarifas.   

Por isso, apesar dos apertos nas finanças, o seguro automotivo garante a tranquilidade que precisamos para viver bem e buscar alternativas, no sentido de superar a instabilidade do momento em que vivemos.   

Quer saber um pouco mais sobre o aumento dos preços e como isso impacta o seu dia-a-dia?

Então confira este conteúdo exclusivo acerca dos reajustes e suas consequências.

Preço dos combustíveis

A partir de 2016, a Petrobras adotou a Política de Paridade de Importação (PPI), passando a seguir os preços do mercado internacional. Por isso, os aumentos recentes estão relacionados à alta global do preço do petróleo, o que afeta diretamente o consumidor.   

De acordo com a empresa, os reajustes nos preços dos combustíveis têm acontecido para que o mercado brasileiro continue sendo suprido normalmente, sem riscos de desabastecimento. A situação brasileira fica ainda mais complicada em decorrência da desvalorização do real.   

Além disso, o cenário pós-pandemia favoreceu a retomada dos processos produtivos e atividades relacionadas, o que aumentou a demanda por combustíveis.   

Como se não bastasse, os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia tem gerado incertezas no contexto internacional, não se descartando que o preço do barril chegue próximo dos US$ 200, o que pode elevar ainda mais os preços no Brasil.

Produção de veículos retrai

A escassez global de componentes eletrônicos e semicondutores foi o principal motivo que retraiu a fabricação de automóveis no mundo todo. Isso trouxe reflexos diretos e indiretos nos processos operacionais e nos custos da produção brasileira. 

Embora seja muito cedo para se falar dos impactos e das consequências da guerra na Ucrânia, há preocupações compartilhadas entre as empresas do setor automotivo com a escalada dos preços das commodities.

Também há apreensões e incertezas de possíveis restrições no leste europeu acerca do fornecimento de paládio e neônio, insumos essenciais utilizados na fabricação de chips e demais componentes empregados na produção dos veículos.

Além disso, não se pode descuidar da pressão inflacionária e do consequente aumento de juros, o que dificulta o crescimento da atividade econômica brasileira. Essa situação atinge a produção automotiva e, sobretudo, o bolso de cada um de nós.

Aumento de preço dos veículos

O preço dos automóveis subiu consideravelmente nos últimos anos. No entanto, o período da pandemia de Covid-19 impactou ainda mais o mercado, provocando:  

a)  paralisação de fábricas;

b)  alta demanda por transporte individual;

c)  peças de reposição mais caras;

d)  escassez de componentes eletrônicos;

e)  aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;

f)     atualização da Tabela Fipe, que regula o preço médio dos veículos e influencia os valores dos segurose das indenizações.

Valor do seguro

Evidentemente, o valor de um seguro de automóvel varia no ato da renovação, ou seja tanto pode aumentar como diminuir. Para compreender melhor essa oscilação, é preciso ter ciência de que o preço do seguro é composto por fatores como:  

a)  valor do bem protegido;

b)  avanço dos índices de violência;

c)   aumento de acidentes de trânsito; 

d)  perfil do (a) motorista (gênero, idade, estado civil, profissão, hobby, etc);

e)  modo de utilização;

f)   localidade de circulação;

g)  estacionamento e garagem;

h)  características do veículo (tipo, marca, modelo, ano de fabricação do automóvel e quilometragem);

A importância do seguro de automóvel

Contar com a proteção e a tranquilidade que um seguro de automóvel pode oferecer faz toda a diferença, sobretudo em tempos de incertezas e de instabilidade financeira que favorece o aumento da violência e de circunstâncias inesperadas.  

A utilização constante do veículo, seja o deslocamento para o trabalho, escola ou lazer, também exige mais cuidado com a manutenção e a segurança do seu carro para resguardá-lo de quaisquer prejuízos financeiros decorrentes de furto, roubo ou vandalismo.

seguro automotivo ainda pode oferecer descontos em serviços e assistência 24 horas, contando com suporte em situações imprevistas de acidentes que possam causar infortúnios a terceiros.   

São esses motivos que permitem à Energy Broker oferecer o melhor custo-benefício no segmento de seguros para automóveis. A nossa seguradora proporciona coberturas diferenciadas de acordo com as suas exigências. Por isso, disponibilizamos atendimento personalizado. Você vai se surpreender!

Comente!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Último Post