Sinistros mais comuns de D&O

Quais os sinistros que o Seguro D&O pode cobrir?

O seguro de D&O foi criado nos Estados Unidos durante os anos 30, uma época de grande crise financeira. Nesse tempo, o nome do seguro era “Directors and Officers Liability Insurance”, que pode ser traduzido como Seguro de Responsabilidade Civil para Conselheiros e Diretores.

O propósito central deste tipo de apólice é preservar o patrimônio de directors e officers, responsáveis pelas tomadas de decisão dentro das empresas por atitudes e decisões tomadas no período da sua gestão, na hipótese de eles terem causado qualquer dano financeiro, material, corporal ou moral a terceiros por qualquer razão que não seja comprovadamente dolosa.

Sinistros mais comuns de D&O

Entre os sinistros mais comuns no Brasil estão os processos tributários. A falta de clareza sobre o pagamento de tributos no país traz uma série de inseguranças às empresas e seus administradores, pois a legislação apresenta variáveis, o que dificulta uma interpretação mais assertiva dos advogados tributaristas.

Principais coberturas

A cobertura da apólice é a garantia de proteção contra todos os riscos que estejam estipulados em contrato. De forma geral, o seguro D&O costuma cobrir os seguintes sinistros:

Acusações difamatórias: em caso de situações difamatórias, sejam elas infundadas ou não, onde os executivos precisam se defender;

Proteção da imagem pessoal: suporte especializado para proteção da imagem dos executivos, em situação de exposição da imagem, garantindo assim, a reputação dos envolvidos em notícias negativas;

Investigações: o Seguro D&O assegura as custas advocatícias em caso de investigações em diferentes níveis da estrutura organizacional, onde os executivos estejam diretamente ligados;

Penhora On-line e privação de liberdade: garante a cobertura dos custos de defesa relacionados a processos ocasionados pela restrição de bens e liberdade (inclusive fiança e caução judicial), além de oferecer um adiantamento para pagamento de despesas pessoais mensais no caso de bloqueio e indisponibilidade de bens.

Responsabilidade tributária: os tomadores de decisão de uma empresa estão expostos a uma possível responsabilidade fiscal. Um exemplo claro: no caso de falência, os executivos podem ser considerados responsáveis pelos impostos não pagos.

Cobertura para multas: administradores podem ser diretamente acionados por órgãos reguladores, para esclarecer qualquer interpretação de inconsistência que impacte investidores. Uma das finalidades do Seguro D&O, é a cobertura de multas, caso o executivo receba alguma punição.

A contratação do Seguro D&O destina-se ao alto escalão executivo da empresa, não abrangendo os sócios da instituição. A contratação deste serviço é de suma importância, tendo em vista que os riscos ao patrimônio são reais.

 

Porque contratar a Energy Broker

Com mais de 15 anos no mercado, nos consolidamos como um dos maiores grupos de soluções híbridas do país e conquistamos as melhores condições para o seu bem.

Oferecemos um time de especialistas na elaboração e desenvolvimento de propostas de seguros e gerenciamento de riscos de indenizações voltadas a questões tributárias, fiscais ou ainda para cobertura de prejuízos financeiros causados pelo descumprimento de normas realizadas por órgãos reguladores, como o banco central, por exemplo.

Acesse nosso site energybroker.com.br e conheça os benefícios das nossas soluções personalizadas  para proteção do patrimônio de grandes executivos.

Comente!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Último Post