Sinistros mais comuns de D&O

Quais os sinistros que o Seguro D&O pode cobrir?

O seguro de D&O foi criado nos Estados Unidos durante os anos 30, uma época de grande crise financeira. Nesse tempo, o nome do seguro era “Directors and Officers Liability Insurance”, que pode ser traduzido como Seguro de Responsabilidade Civil para Conselheiros e Diretores.

O propósito central deste tipo de apólice é preservar o patrimônio de directors e officers, responsáveis pelas tomadas de decisão dentro das empresas por atitudes e decisões tomadas no período da sua gestão, na hipótese de eles terem causado qualquer dano financeiro, material, corporal ou moral a terceiros por qualquer razão que não seja comprovadamente dolosa.

Sinistros mais comuns de D&O

Entre os sinistros mais comuns no Brasil estão os processos tributários. A falta de clareza sobre o pagamento de tributos no país traz uma série de inseguranças às empresas e seus administradores, pois a legislação apresenta variáveis, o que dificulta uma interpretação mais assertiva dos advogados tributaristas.

Principais coberturas

A cobertura da apólice é a garantia de proteção contra todos os riscos que estejam estipulados em contrato. De forma geral, o seguro D&O costuma cobrir os seguintes sinistros:

Acusações difamatórias: em caso de situações difamatórias, sejam elas infundadas ou não, onde os executivos precisam se defender;

Proteção da imagem pessoal: suporte especializado para proteção da imagem dos executivos, em situação de exposição da imagem, garantindo assim, a reputação dos envolvidos em notícias negativas;

Investigações: o Seguro D&O assegura as custas advocatícias em caso de investigações em diferentes níveis da estrutura organizacional, onde os executivos estejam diretamente ligados;

Penhora On-line e privação de liberdade: garante a cobertura dos custos de defesa relacionados a processos ocasionados pela restrição de bens e liberdade (inclusive fiança e caução judicial), além de oferecer um adiantamento para pagamento de despesas pessoais mensais no caso de bloqueio e indisponibilidade de bens.

Responsabilidade tributária: os tomadores de decisão de uma empresa estão expostos a uma possível responsabilidade fiscal. Um exemplo claro: no caso de falência, os executivos podem ser considerados responsáveis pelos impostos não pagos.

Cobertura para multas: administradores podem ser diretamente acionados por órgãos reguladores, para esclarecer qualquer interpretação de inconsistência que impacte investidores. Uma das finalidades do Seguro D&O, é a cobertura de multas, caso o executivo receba alguma punição.

A contratação do Seguro D&O destina-se ao alto escalão executivo da empresa, não abrangendo os sócios da instituição. A contratação deste serviço é de suma importância, tendo em vista que os riscos ao patrimônio são reais.

 

Porque contratar a Energy Broker

Com mais de 15 anos no mercado, nos consolidamos como um dos maiores grupos de soluções híbridas do país e conquistamos as melhores condições para o seu bem.

Oferecemos um time de especialistas na elaboração e desenvolvimento de propostas de seguros e gerenciamento de riscos de indenizações voltadas a questões tributárias, fiscais ou ainda para cobertura de prejuízos financeiros causados pelo descumprimento de normas realizadas por órgãos reguladores, como o banco central, por exemplo.

Acesse nosso site energybroker.com.br e conheça os benefícios das nossas soluções personalizadas  para proteção do patrimônio de grandes executivos.

Comente!