Seguro Responsabilidade Civil para Médicos: por que ter essa proteção?

Já pensou em se proteger contra infortúnios causados no exercício profissional? Então saiba que o Seguro Responsabilidade Civil para Médicos oferece o que há de melhor para a categoria. Confira!

O que é Seguro Responsabilidade Civil para Médicos?

O Seguro Responsabilidade Civil para Médicos também é conhecido como Seguro E&O (Erros & Omissões), pois garante a proteção e a tranquilidade necessárias para o desempenho qualificado de sua atividade profissional.

A modalidade resguarda tanto o profissional quanto o consultório acerca de reclamações ou ações judiciais relacionadas a serviços como diagnósticos, procedimentos, receituários, entre outras atividades concernentes à área da Saúde.

Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar da Universidade Federal de Minas Gerais (IESS-UFMG), anualmente 1,3 milhão de pessoas sofrem pelo menos de um efeito colateral causado por negligência ou imprudência durante tratamento médico no Brasil e quase 55 mil pacientes morrem em consequência de erros médicos.

Considerando a relevância do trabalho e os riscos que envolvem a profissão, a proteção é mais do que necessária.

 

Quer saber mais sobre o Seguro Responsabilidade Civil para Médicos?

Então confira neste conteúdo tudo o que a modalidade pode proporcionar em benefício dos profissionais da Saúde.

 

Riscos da profissão médica

O profissional da Saúde exerce trabalho de alto risco, uma vez que cuida do bem-estar da população e da manutenção da vida das pessoas. Imagine se você, médico, comete um erro durante uma cirurgia e traz complicações à vida do paciente…

Por isso, é necessário se precaver de complicações processuais e repercussões jurídicas em decorrência da natureza profissional. Até porque um erro médico pode ser fatal.

Não obstante, é imprescindível cuidar da própria saúde mental devido ao desgaste psicológico que a profissão impõe ao médico como manifestações de estresse, depressão, fadiga, ansiedade, entre outras doenças.

 

Por que contratar este seguro?

Por mais experiente e dedicado que seja o profissional médico, este não está isento de cometer alguma falha durante o trabalho e ter que responder a processos na Justiça.

O Seguro Responsabilidade Civil para Médicos é a proteção ideal para: manter a sua reputação, preservar o seu patrimônio e garantir a continuidade das suas atividades profissionais.

Em situações adversas, a modalidade garante o pagamento de indenizações e custos processuais com o apoio de assessoria qualificada. Até porque os consumidores estão cada vez mais detalhistas, exigentes e habilidosos para expor negativamente empresas e profissionais.

 

A importância do Seguro Responsabilidade Civil para Médicos

O seguro garante o pagamento para todos os gastos relativos à defesa do médico e toma as medidas necessárias para proteger os interesses do segurado, evitando prejuízos patrimoniais e possíveis desgastes à imagem e à carreira profissional em situações que podem envolver:

Acordos

Custos processuais

Danos morais

Depósitos de recursos

Desembolsos emergenciais

Despesas de sucumbência

Fianças

Gastos suplementares

Honorários advocatícios

Indenizações

Ressarcimentos

Serviços de perito

 

Erro médico aumenta na pandemia

Reforçando a tendência de elevação do número de erros médicos das últimas décadas, o avanço da pandemia favoreceu consideravelmente o aumento de incidentes.

Segundo estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em que foram averiguados 34 processos judiciais envolvendo erros médicos no estado de São Paulo, 73% dos casos apresentaram condenação dos profissionais em primeira instância.

O levantamento ainda apontou as especialidades que tiveram mais ocorrências de erros médicos em decorrência de estruturas de saúde precárias, destacando-se os serviços de emergência, obstetrícia e cirurgias.

 

Necessidade de proteção

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), dos cerca de 400 mil médicos brasileiros em atividade, menos de 30 mil possuem algum tipo de proteção contra os processos judiciais gerados por falhas profissionais.

Como se não bastasse, o número de processos éticos cresceu quase 300% a partir de 2002, o que indica a necessidade de garantir proteção por meio do Seguro Responsabilidade Civil para Médicos.

Conte com a Energy Broker para se proteger de surpresas indesejadas e trabalhar com tranquilidade.

Comente!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Último Post