Seguro Responsabilidade Civil para Advogados

Advogados e os riscos da profissão: como se proteger?

O advogado tem o dever ético de atuar da melhor maneira possível para seu cliente, mas há situações que saem do controle e podem resultar em danos a terceiros.

O seguro de responsabilidade civil profissional para advogados, protege o profissional de erros ou omissões devido à negligência, imprudência ou imperícia no exercício da função, uma vez que garante o pagamento de indenização pelas falhas causadas.

Além do pagamento de indenização, cobre também as despesas de defesa do profissional em qualquer âmbito (administrativo, civil e/ou criminal).

O que é o seguro de responsabilidade civil para advogados?

Esta é a apólice que  protege o patrimônio do advogado ou de escritório de advocacia, de eventuais ações judiciais ocasionados por  falhas na prestação do serviço, que causam um dano ao terceiro, incluindo despesas judiciais em sua defesa e acordos e indenizações.

Apesar de ser muito improvável que qualquer advogado deseje causar danos a seus clientes, a despesa legal de se proteger judicialmente de reclamações pode ser extremamente alta.

Quem pode contratar?

Este seguro pode ser contratado por pessoas físicas (advogados autônomos) e por pessoas jurídicas (sociedades unipessoais da advocacia e escritórios), desde que tenham cadastro na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Principais Coberturas

– Indenizações por Danos Materiais, Corporais e Morais, resultado da sua atuação profissional;

– Gastos de defesa: custas judiciais, honorários advocatícios e periciais – inclusive as despesas de deslocamento e hospedagem do advogado, quando necessário – até o Limite Máximo de Indenização (LMI) que você contratar.

Coberturas adicionais:

Acordo judicial ou extrajudicial: em caso de acordo judicial ou extrajudicial causado pela prestação de serviços profissionais do segurado, a apólice será pago diretamente ao terceiro reclamante, de acordo com a cobertura contratada;

Condenação judicial: Caso o segurado seja condenado judicialmente, sem a possibilidade de recorrer da decisão, as indenizações a título de dano material ou moral serão integralmente pagas até o limite máximo de indenização contratado;

Danos à reputação: o seguro cobrirá as despesas necessárias para assessoria de imprensa e assessoria de reabilitação de imagem, em casos de danos à sua reputação, visando a preservação da reputação do segurado.

Danos a documentos de clientes: Caso ocorra algum dano aos documentos de clientes sob responsabilidade do segurado, a apólice prevê o ressarcimento de todos os custos para recomposição e eventuais prejuízos reclamados, inclusive para extravio, furto ou roubo.

Honorários retidos: o seguro prevê o pagamento do não recebimento dos honorários, caso o cliente desista de pagar.

 

Preço do seguro de RCP para advogados

 

O valor do seguro para advogados varia em cada seguradora e, também,  nas coberturas selecionadas na hora da contratação. Como base, é possível encontrar contratações mais básicas, com valores a partir de R$ 50 por mês.

Algumas empresas de seguro oferecem simuladores online, onde o interessado preenche uma base de dados e sinaliza as coberturas, que pretende contratar.  A partir destas informações, é informado o preço médio da apólice, de acordo com o perfil.

Vale a pena contratar um seguro RC?

O seguro RCP para advogados garante ao profissional o exercício tranquilo da sua profissão. Dessa forma, é possível exercer as funções, com foco no bom resultado para o cliente, sem a tensão de ser responsabilizado por uma eventual falha.

Uma das vantagens de contratar um RCP para advogados é o aumento do número de ações judiciais de responsabilização. Isso acontece pelo fato das pessoas estarem mais conscientes dos seus direitos, vendo na Justiça uma forma de reparar seus prejuízos.

Diante do dano, o seguro para advogados analisa a reclamação e resolve o incidente. Não há necessidade de o cliente acionar o Poder Judiciário. Em outras palavras, a seguradora será responsável por arcar com os prejuízos, exceto quando o segurado praticar atividades incompatíveis com o exercício da advocacia.

Como contratar

O exercício da advocacia, assim como qualquer outra atividade, possui riscos na sua atuação. É importante que o advogado e sua equipe estejam sempre atualizados: processos eletrônicos, deslocamentos incertos para audiência, gestão de equipe, atualização dos sistemas de acompanhamento de processos, além do relacionamento com clientes , promotores, juízes, desembargadores e servidores públicos.

Em algumas das atividades desenvolvidas uma simples e única falha pode ocasionar a perda de processos e/ou prejuízo ao cliente que podem vir a ser reclamados do advogado, além de comprometer a reputação do profissional.

Por isso, se você trabalha nessa área, saiba que contratar um seguro de responsabilidade civil para advogados ​é a melhor forma de prevenção.

Está buscando contratar um seguro RCP para advogados? Entre em contato com os especialistas da Energy Brooker e saiba como contratar.

Comente!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Último Post