Quais fatores podem encarecer o valor do seguro de moto?

Você possui seguro de moto? Saiba quais fatores encarecem essa proteção tão necessária!

 

O que encarece o seguro de moto?

A moto é considerada como um veículo de preço e consumo baixos se for comparada ao automóvel. Essas características facilitam bastante a compra e a utilização desse veículo por pessoas de diferentes faixas etárias e de estilos de vida diversificados.

 

No entanto, apesar de ser bem acessível, a motocicleta está mais vulnerável a ocorrências de sinistros no trânsito, o que exige mais cuidado de seus proprietários.

 

Dados do Ministério da Infraestrutura indicam que há cerca de 25 milhões de motos registradas no país, correspondendo a 22,5% dos veículos em circulação. E mais: 75% de motociclistas já se envolveram em acidentes.

 

Os números apontam que as motocicletas têm mais chances de se envolver em acidentes, causando transtornos e prejuízos financeiros aos motociclistas. Por isso, o seguro de moto tem sofrido variações de preço por ser tão necessário.

 

Confira os principais fatores que podem encarecer o seguro para moto:

 

  1. Perfil do motociclista

O cálculo do seguro leva em conta a idade do condutor segurado. Jovens de até 24 anos são considerados de risco maior. Por isso, o valor é mais elevado, uma vez que a habilitação é mais recente e possuem menos experiência de locomoção no trânsito.

 

O histórico do motociclista também é considerado no valor do seguro. É possível conseguir algum desconto caso a pessoa interessada nunca tenha se envolvido em acidente e nem ter levado multas.  

 

Há seguradoras que oferecem preços diferenciados de acordo com o estado civil do motociclista. Geralmente, os casados pagam prêmios menores de seguro moto do que os solteiros.  

 

  1. Categoria da moto

Os diferentes modelos de motocicletas incidem sob o cálculo da apólice do seguro, ou seja, o valor aumenta proporcionalmente na medida em que as cilindradas são maiores.

 

As motos esportivas, que atingem altas velocidades, geralmente apresentam valores mais elevados para o seguro de moto.

 

Já as motos mais populares, leves e econômicas, também são mais cobiçadas pelos bandidos, o que acaba por elevar os riscos de ocorrências. Neste caso, o valor da proteção do veículo é maior.

 

Por sua vez, as motos destinadas ao lazer podem apresentar menos rodagem. Por isso, são menos expostas aos riscos e a prestação do seguro de moto tende a ser menor.

  1. Localização

O endereço do motociclista (profissional ou residencial) interfere consideravelmente no valor do seguro de moto.

 

Há determinadas regiões que são consideradas mais perigosas em decorrência do elevado número de sinistros de veículos e isso é considerado pelas seguradoras.

 

A circulação regular em localidades de risco também influencia no valor do seguro de moto.

 

  1. Números de ocorrências

Os elevados índices de acidentes, furtos e roubos de veículos são fatores que influenciam diretamente na composição do valor do seguro de moto, uma vez que a proteção se apresenta como extremamente necessária.

 

Devido à alta ocorrência desses sinistros, o seguro de moto é indicado a todos os motociclistas, sobretudo os que se movimentam nos grandes centros urbanos.

 

  1. Uso do veículo

A utilização da motocicleta para a finalidade profissional como os serviços de entrega e mototáxi aumentam a exposição do motociclista ao risco, uma vez que o condutor passa mais tempo guiando em meio ao trânsito.

 

O uso frequente do veículo para o trabalho, escola ou lazer, também amplia as chances de ocorrências de sinistros.

 

Os quesitos finalidade e frequência interferem diretamente na formação do preço do seguro de moto.

 

Vantagens do seguro para a sua moto

Ao optar pela contratação de um seguro de moto, o segurado assume o pagamento de um custo mensal que deve retornar ao interessado em forma de benefícios e vantagens como:

  • Assistência 24 horas (chaveiro, guincho, serviços mecânicos, troca de pneus, transporte, etc);
  • Coberturas de despesas provocadas por acidentes e reparos;
  • Socorro por conta de colisões;
  • Descontos em acessórios e consertos na rede credenciada;
  • Auxílio em decorrência de incêndios;
  • Indenização do bem segurado em caso de furto, roubo ou perda total; Ressarcimento a terceiros;

É possível economizar no seguro para motos?

Sim. E os modos de economizar são bem simples. Basta que o interessado adote práticas e hábitos como:  

  • Use de garagem para estacionamento e pernoite;
  • Instale de dispositivos de segurança e rastreadores;
  • Fuja das multas (há seguradoras que concedem descontos aos bons condutores);
  • Evite chamar o seguro caso algum conserto se aproxime do valor da franquia, que é o limite estabelecido pela seguradora para pagar as despesas do sinistro.

Produto diferenciado

Agora que você já sabe dos fatores que encarecem o seguro de moto e sua importância para o cotidiano do motociclista é momento de conferir os motivos que permitem Energy Broker se destacar no mercado de seguros devido à qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Comente!