Quais as vantagens do seguro de responsabilidade civil e profissional?

O que é e pra que serve o Seguro RC?

O seguro de Responsabilidade Civil protege a empresa e os seus profissionais prevendo o reembolso referente a indemnizações por danos corporais ou materiais, causados de maneira não intencional a terceiros, nas dependências da empresa, ou no local de prestação de serviço.

São oferecidos seguros com coberturas específicas, para diversas atividades, resguardando os profissionais de situações imprevisíveis. Além disso, as mantém preparadas para prestar a assistência adequada aos que sofreram com os danos causados pelo segurado, mesmo que de forma indireta.

Importância do seguro de responsabilidade civil

Arcar com um processo judicial por danos causados a terceiros no exercício da sua profissão pode ser algo longo e custoso, além de comprometer a imagem do profissional.

O seguro RC atua na proteção das finanças e imagem do envolvido, arcando com os custos de defesa e possíveis indenizações a terceiros não apenas para eventuais erros que os prejudiquem, mas também em casos de eventuais acidentes e imprevistos ocorridos no exercício da profissão.

Profissionais autônomos que prestam serviços em empresas,  e apresentam  riscos enquanto exercem suas funções, como por exemplo: médicos, advogados, engenheiros e outros profissionais do tipo, podem fazer a contratação do seguro RC. Isso garante a indenização nos casos em que erros ou acidentes em detrimento da atividade possam comprometer os terceiros.

Quais os tipos de seguro de responsabilidade civil?

Os principais tipos de seguro de responsabilidade civil profissional disponíveis no mercado são para:

Para saber qual seguro de responsabilidade civil profissional mais vai se adequar à situação do profissional, existem tipos deste seguro, cada um de acordo com diferentes necessidades:

E&O (Erros e Omissões): voltado para prestadoras de serviços profissionais e também para profissionais liberais.

D&O (Directors and Officers Liability Insurance): voltado para proteção de dirigentes e executivos que estão exercendo suas funções. A contratação deste seguro é feita por empresa

Veja os exemplos a seguir:

Médicos: erros ocasionados em procedimentos médicos que prejudiquem o terceiro.

Advogados: perda de prazos, não comparecimento em audiências por imprevistos e situações que causem prejuízos aos clientes.

Profissionais de T.I: o seguro protege o armazenamento de informações e perda de dados, assim como riscos de implementação de sistemas, erros e falhas em software no geral.

Fotógrafos: perda de fotos e vídeos importantes, falhas no momento da edição ou o não comparecimento ao evento para o qual foi contratado.

Entre outros: contabilistas, corretores de imóveis, corretores de seguros, dentistas, engenheiros e arquitetos, demais profissionais da saúde e multiprofissionais tanto da pessoa física como da pessoa jurídica.

Em resumo, o seguro de responsabilidade civil profissional é ideal para toda profissão que ofereça seus riscos.

Como contratar o seguro de responsabilidade civil profissional?

A contratação deste seguro pode ser realizada por pessoa física ou jurídica, profissional liberal ou empresa.

O valor do seguro será baseado mediante a análise de alguns critérios como:

quem vai contratar o seguro, se é a empresa ou o profissional liberal;

atividade exercida;

os riscos que essa atividade pode oferecer a terceiros; e

histórico de danos a terceiros e outros detalhes.

Por meio dessas informações e da cotação realizada, a corretora de seguros mostra as opções de coberturas, de acordo com a necessidade de cada profissional, ou empresa.

Está buscando contratar um seguro de responsabilidade civil profissional?  Entre em contato com os especialistas da Energy Brooker e saiba como contratar.

Comente!