Muitas pessoas acreditam que o seguro viagem só é necessário em viagens longas ou internacionais. Contratar um seguro viagem é importante para todos os tipos de viagem.
O seguro viagem é o conjunto de coberturas para a sua viagem em caso de imprevistos urgentes ou de emergência relacionados a problemas de saúde, perda e/ou danos na bagagem, atrasos ou remarcações de voos, entre outros.
Além disso, em alguns países, o seguro viagem é obrigatório para entrar no território, como é o caso de países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen, como França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Portugal. Na América do Sul e Central, estão Cuba, Equador e Venezuela. Já no Oriente Médio, estão Emirados Árabes, Irã, Qatar e Turquia. Por fim, na África, o único país que exige a obrigatoriedade do seguro é a Argélia.
É ele que vai restituir financeiramente e prestar assistência a viajantes que se deparam com emergências, urgências e enfermidades e consequentemente tenham gastos inesperados durante as viagens, sejam elas internacionais ou nacionais. A principal cobertura é a de despesas médicas e hospitalares, mas existem diversas coberturas, que podem ser escolhidas durante a contratação da apólice.
Vantagens de contratar um seguro-viagem
É fato que um dos dos maiores benefícios do seguro viagem será a economia. Claro, que se analisado do ponto de vista financeiro, num primeiro momento, parece mais barato não fazer o seguro. Mas as indenizações e assistências oferecidas podem facilmente compensar o preço pago na contratação da apólice, caso o turista precise de algum serviço emergencial.
Na contratação, mesmo que o plano mais simples seja o escolhido, ele deve cobrir ao menos as despesas com atendimento médico, hospitalar e odontológico, ou os gastos em casos mais sérios, como acidentes que ocasione a morte ou invalidez permanente ou total.
Alguns pacotes incluem, entre outras possibilidades, cobertura para:
- Interrupção ou cancelamento da viagem;
- Extravio de bagagem;
- Assistência para gestantes e idosos;
- Prática de alguns esportes durante a viagem;
- Assessoria jurídica e farmacêutica.
Esses serviços garantem ao segurado também, o pagamento de uma indenização – em caráter de reembolso – dos custos gerados por situações de risco previamente estabelecidas na apólice.
Como contratar o plano ideal?
Das apólices mais simples até as mais completas, o que o seguro viagem oferece, além das coberturas mais comuns, poderá ser pensado na hora de montar o plano ideal para atender ao tipo de viagem que o viajante fará.
Na escolha do seu seguro viagem, esteja atento às opções e contrate aquele que melhor se adequa ao seu passeio e sua disponibilidade financeira.
Os fatores que influenciam nessa decisão são:
- O destino — nos países que integram o Tratado de Schengen é obrigatório que os turistas tenham contratado o serviço;
- A idade dos viajantes — para pessoas com mais de 60 anos, os riscos relacionados à saúde, por exemplo, são maiores;
- O tempo de estadia;
- O tipo de roteiro de viagem, se haverá prática esportiva de aventura;
- Se há gestantes, existem apólices específicas;
- O seu orçamento, entre outros.
A Energy Broker oferece uma consultoria completa na aquisição do seguro personalizado, seja qual for sua necessidade. Tudo para garantir a segurança necessária aos seus clientes, na hora de desempenhar suas atividades de lazer e trabalho. Conte com a gente.