Novas leis de trânsito: o que impacta para os motociclistas?

Você conhece as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro? Conheça as mudanças que interferem no cotidiano dos condutores!

De que forma as novas leis de trânsito impactam para os motociclistas?

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) realizou mais uma alteração no aspecto visual da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passa a vigorar a partir de 1º de junho de 2022.

Segundo o Contran, a nova CNH ficou mais segura conforme o estabelecido na Deliberação Contran Nº 259/22. Esta, por sua vez, altera a Resolução Contran nº 886/21 que regulamenta as especificações, a produção e a expedição da CNH.

 O documento inclui novas categorias para ciclomotores e motocicletas de cilindradas menores. Também haverá reposicionamento de campos, inclusão de informações como restrições médicas, uso de nome social e filiação afetiva do condutor.

Além disso, foi incorporado um código internacional usado nos passaportes, o qual permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Quer saber mais sobre as mudanças nas leis de trânsito?

Então veja este conteúdo acerca das alterações e como podem atingir os condutores.

Nova CNH 2022

A partir de 1º de junho a Carteira de Habilitação ganha novo aspecto visual que dificulta a falsificação. O documento tem predominância das cores verde e amarela, sendo apresentada com as seguintes nomenclaturas: “Carteira Nacional de Habilitação / Driver Licence / Permiso de Conducción”.

Na frente da nova carteira será incluída a letra “P” (permissão para dirigir aos recém habilitados) ou “D” (definitiva após um ano). Já no verso da CNH constará uma tabela com ícones e códigos de categorias de acordo com a convenção internacional.

Para os motociclistas, a principal novidade é a adição da categoria A1, que na convenção internacional equivale a motocicletas de até 125 cilindradas, com restrições de potência e velocidade.

Além disso, será incorporada a opção Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Anteriormente era emitido um documento à parte para veículos de até 50 cilindradas e 50 km/h).

Mais detalhes

O Contran orienta ainda que as categorias “ACC” e “A” serão excludentes, já que a categoria “A” já permite conduzir qualquer tipo de motocicleta, incluindo ciclomotores. Portanto, não há possibilidade de o condutor obter habilitação nas duas categorias.

A primeira coluna da CNH apresenta a categoria do condutor, seguida por uma imagem do veículo e a indicação do responsável pelo documento, informando que o condutor está apto a dirigir aquele tipo de veículo. Também há a indicação sobre o exercício de atividade remunerada.

Quem possui CNH válida não precisa se preocupar, pois o documento será substituído pela nova versão no ato da renovação.

A importância do seguro de moto

Apesar de ser bem acessível em termos financeiros, as motos estão mais vulneráveis a ocorrências no trânsito, o que exige mais cuidado de seus proprietários. E mais: 75% de motociclistas já se envolveram em acidentes.

Como percebemos, as motocicletas têm mais chances de se envolver em acidentes, causando transtornos e prejuízos financeiros aos motociclistas. Por isso, o seguro de moto é urgente e necessário.

Não obstante, o uso frequente do veículo amplia as chances de sinistros, o que justifica a indicação do seguro de moto a todos os motociclistas, sobretudo os que circulam pelos grandes centros urbanos.

Vantagens do seguro para a sua moto

Ao optar pela contratação do seguro de moto, o segurado assume o compromisso de fazer um pagamento mensal que retornará ao interessado em forma de benefícios como:

  • Assistência 24 horas (chaveiro, guincho, serviços mecânicos, troca de pneus, transporte, etc);
  • Coberturas de despesas provocadas por acidentes e reparos;
  • Socorro por conta de colisões;
  • Descontos em acessórios e consertos na rede credenciada;
  • Auxílio em decorrência de incêndios;
  • Indenização do bem segurado em caso de furto, roubo ou perda total;
  • Ressarcimento a terceiros;

Oportunidade segura

Agora que você já sabe das novas leis de trânsito e dos benefícios de contar com um seguro de moto, é o momento de conferir os motivos que conferem destaque à Energy Broker em consequência dos serviços e produtos oferecidos.

Comente!