Como reduzir custos com uma gestão de benefícios na empresa?

Conheça a importância da gestão de benefícios

Bons salários deixaram de ser atrações irresistíveis nas empresas. Atualmente, as organizações mais disputadas são aquelas que oferecem vantagens além das garantidas pela legislação trabalhista. Portanto, para atrair e reter os melhores talentos, a gestão de pessoas precisa apostar em benefícios diferenciados e uma excelente gestão.

O que é gestão de benefícios

É o conjunto de ações promovidas pelas empresas para administrar as vantagens oferecidas aos colaboradores. Assim, a gestão de benefícios deve estar alinhada com a visão do negócio para oferecer outras formas de remuneração, além de salários.

Elevar a motivação pessoal dos profissionais, é um dos principais objetivos desse processo, pois, consequentemente a produtividade e a retenção de talentos, viram consequência deste trabalho. Como resultado, a empresa fortalece o clima organizacional e alcança os resultados esperados.

Para implementar a gestão de benefícios é necessário:

  • considerar os novos perfis dos colaboradores;
  • analisar suas necessidades;
  • apostar em ações de reconhecimento e recompensas;
  • estabelecer regras;
  • avaliar o custo-benefício dos incentivos concedidos.

Hoje, a legislação brasileira determina alguns benefícios obrigatórios, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), vale-transporte, férias e 13º salário. Mas além desses, as organizações devem estabelecer uma política de benefícios corporativos atraente e viável.

A importância da gestão de benefícios

Além de bons salários, os profissionais esperam receber vantagens que fujam do básico oferecido pela maioria das organizações. A gestão de benefícios é importante, pois cria um diferencial competitivo para a companhia e proporciona satisfação e bem-estar aos colaboradores. Outros resultados são:

  • redução do turnover: profissionais felizes no trabalho não pedem demissão;
  • aumento da produtividade interna: colaboradores engajados trabalham mais motivados;
  • redução nas taxas de absenteísmo: empresas que oferecem planos de saúde evitam ausências prolongadas por adoecimento, consultas

Principais vantagens da gestão de benefícios

A gestão de benefícios oferece muitas vantagens para os colaboradores. Mas as empresas ganham muito  ao criarem uma política voltada a eles. Confira as contrapartidas para a organização.

Qualifica o clima organizacional: a valorização da equipe: o bom relacionamento entre gestores, colegas de trabalho e demais lideranças, o ambiente se torna saudável e harmonioso para todos.

Qualidade de vida para os funcionários: cuidar do bem-estar e saúde é um dos benefícios mais esperados pelos profissionais. Por isso, além de plano de saúde e plano odontológico, campanhas de conscientização e para prevenção de doenças estimulam hábitos saudáveis.

Otimização de custos: com a implantação da gestão, é possível avaliar os benefícios funcionais dentro da empresa. Afinal, não é financeiramente viável que a empresa pague por vantagens que os colaboradores não estão usufruindo.

Por isso, antes de implementar um programa desse tipo, é fundamental conhecer os colaboradores e fazer um levantamento das necessidades ou do que realmente é interessante para eles. Assim, os encargos serão direcionados para os benefícios certos, sem desperdício.

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