Ações internas incentivam o bem estar e saúde do colaborador

A satisfação e produtividade no trabalho são duas das maiores preocupações em relação aos profissionais da atualidade. Contudo, é possível minimizar os efeitos do cansaço cotidiano adotando algumas estratégias e políticas dentro da empresa.

A felicidade aumenta a produtividade, pois leva a um maior envolvimento, de modo que funcionários satisfeitos também estão mais presentes. Eles prestam mais atenção às necessidades dos clientes e estão mais atentos aos processos e sistemas da empresa, por exemplo. Todos esses fatores se unem para trazer às organizações maior produtividade e lucratividade.

A importância de cuidar da saúde dos funcionários

Os profissionais de recursos humanos, são quase unanimidade ao afirmar que colaboradores satisfeitos com o ambiente e, com condições de trabalho favoráveis, rendem mais e muito melhor. Portanto, investir em benefícios que proporcionam um  ambiente saudável e acolhedor, são fundamentais para gerar mais produtividade no ambiente de trabalho.

Com algumas ações preventivas, é possível diminuir a quantidade de funcionários com problemas médicos e, por consequência, a queda na produtividade. O investimento na prevenção gera uma economia considerável, solucionando problemas antes que eles se agravem.

Conheça algumas ações para cuidar da saúde dos funcionários que se revertem em uma série de vantagens para o próprio colaborador, para o ambiente de trabalho e para os resultados da empresa como um todo.

Redução do absenteísmo: Quanto menos doenças os colaboradores tiverem, menos eles precisarão faltar do trabalho, o que se traduz em uma melhoria dos indicadores de absenteísmo, em menos afastamentos por problemas de saúde. Sempre é bom mantê-lo baixo, já que o excesso de ausências resulta em custos extras para a empresa e perda de produtividade.

Reforça a boa imagem da empresa: Se preocupar com a saúde dos funcionários é demonstrar que a empresa dá atenção com o que de mais importante ela pode ter: as pessoas. A partir disso, se estabelece uma relação de confiança entre colaboradores e empregadores, valorizando e reconhecendo o esforço de cada um no crescimento do negócio.

Ações que promovem a saúde: Para alcançar os resultados esperados, a saúde no ambiente de trabalho deve ser encarada de forma sistemática. Normalmente, ações integradas trazem mais retorno do que aquelas feitas de forma isolada. Por isso, confira o que pode ser implementado na empresa com o intuito de promover a saúde dos colaboradores.

Ações de prevenção: A maior parte dos problemas de saúde podem ser prevenidos ou, se diagnosticados precocemente, tratados com mais facilidade.  Algumas ações de incentivo como: a importância da prática de exercícios, de uma alimentação saudável, da ingestão adequada de água e do descanso periódico, ajudam os colaboradores a observar e corrigir seu estilo de vida.

Clima organizacional favorável: Adotar ações organizacionais que promovam a integração e a colaboração de todos os membros da equipe, proporcionando um ambiente saudável e aconchegante dentro da empresa. As pesquisas de clima organizacional são uma importante ferramenta para identificar os problemas e corrigi-los o quanto antes.

Ofereça benefícios: Além de serem atrativos e ajudarem na motivação, os benefícios são parte importante na promoção da saúde de todos os colaboradores.

Os impactos de ignorar esse cuidado

Pessoas desmotivadas com os seus empregos  acordam todos os dias para trabalhar apenas por necessidade ou para “cumprir tabela” — se a empresa não demite, eles seguem do mesmo jeito. Esse tipo de situação faz parte da rotina de qualquer organização.

Cenários assim não são benéficos para nenhum dos lados. Para a empresa, em particular, representa um grande risco no seu desenvolvimento como marca. Com uma equipe desanimada, é quase impossível aproveitar as oportunidades de negócio que surgem no mercado.

Porém, a situação muda quando a empresa passa a olhar para o colaborador. Basicamente, a forma como a marca conduz os seus relacionamentos causa impacto direto nos sentimentos dos colaboradores, principalmente como eles vão agir uns com os outros.

Ao investir no colaborador, a empresa demonstra que entender os funcionários como pessoas e não máquinas impacta positivamente todos os processos operacionais e analíticos da companhia.

Nós podemos ajudar na transformação da política interna da empresa e garantir um maior equilíbrio dentro dos setores.

Comente!