Como funciona o seguro de carro para terceiros?

Seguro de carro para terceiros: saiba como funciona

Na hora de contratar um seguro, algumas coberturas são apresentadas no momento da cotação.  Quando o assunto é seguro de carro, uma das mais famosas, é a cobertura de carro para terceiros. Na verdade, esse tipo de seguro tem um nome: RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos). Confira abaixo as principais dúvidas sobre ele.

O que é o seguro contra terceiros?

O Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, mais conhecido como seguro contra terceiros, é a cobertura responsável por reembolsar a indenização paga a terceiros em caso de sinistro que cause danos corporais, materiais ou morais.

Essa apólice ressarce ao segurado o valor pago em indenizações para conserto dos veículos, procedimentos médicos ou outro valor cobrado em determinações judiciais, em caso de acidentes.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a existência de seguros obrigatórios, como o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), faz com que a contratação de um seguro contra terceiros seja de segundo risco, ou seja, poderá ser acionado apenas quando o prejuízo causado for maior que o valor do seguro obrigatório.

Vale lembrar, que o DPVAT apenas ampara vítimas em acidentes de trânsito com morte, invalidez permanente e nos casos de despesas de assistência médica e despesas suplementares (DAMS). Não pode ser usada para cobrir prejuízos materiais.

Principais coberturas

As normas do seguro contra terceiros são  da Susep, onde ficam determinadas as principais garantias de:

  • Danos materiais: reembolso dos valores reclamados pelo terceiro em propriedade material danificada;
  • Danos corporais: reembolso o indenização em relação aos danos físicos, como morte, invalidez e despesas médicas;
  • Danos morais: indenização complementar normalmente de caráter judicial ou extrajudicial que pode ser cobrada em valor de danos morais ou estéticos.

No entanto, as seguradoras podem elaborar as condições da cobertura em caso de sinistro de acordo com a legislação de seguro de automóvel vigente no Brasil. É importante conferir a apólice e o contrato com grande atenção na hora da contratação da apólice.

Como usar o seguro contra terceiros?

No caso de acidente de trânsito, o condutor/segurado deve procurar saber qual o estado físico dos ocupantes dos veículos envolvidos (em casos de diversos veículos, é necessário computar todas as pessoas). Na ausência de vítimas, as partes envolvidas devem remover os automóveis das vias e registrar um boletim de ocorrência (B.O).

Após o registro do sinistro, o motorista/segurado deve contatar a seguradora ou corretora responsável pela documentação para comunicar o ocorrido e acionar a cobertura.

Após a entrega de todos os documentos solicitados pela seguradora, há um prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização. Contudo, caso a seguradora tenha dúvida fundada e justificável sobre o sinistro, poderá solicitar novos documentos e a contagem de tempo será reiniciada

Preço do seguro para terceiros

O preço do seguro de vida varia em cada seguradora, mas como base, é possível encontrar contratações mais básicas, com valores a partir de R$41,60 por mês. É importante saber que o que define o valor do seguro de vida é a avaliação feita pela seguradora.

Vale a pena contratar um seguro contra terceiros

Se comparado o custo x benefício desta modalidade, é possível considerar um investimento baixo e realmente eficiente para proteger os segurados em casos de acidente, já que uma parte considerável desses sinistros envolvem terceiros.

Por isso, o seguro contra terceiros é uma aposta certa para quem quer evitar maiores prejuízos, mas não tem ainda como arcar com uma cobertura completa.

Como contratar

A contratação pode ser feita juntamente com o seguro auto. Isto é, além da cobertura contra colisão, incêndio, danos da natureza e roubo/furtos, a cobertura de danos para terceiros também está inclusa.

Outra opção seria contratar um seguro de responsabilidade civil que conta apenas com a cobertura para terceiros. Ou, você pode optar por contratar os serviços juntamente com um rastreador de veículos, já que diversas empresas de rastreamento oferecem cobertura adicional de seguro para terceiros.

Está buscando contratar um seguro de vida para garantir a tranquilidade de seus familiares? Entre em contato com os especialistas da Energy Broker e saiba como contratar.

Comente!