8 motivos para você contratar um seguro para sua moto

Proteção e segurança sem abrir mão da liberdade

Os veículos de duas rodas garantem mais independência e deslocamento rápido. Trafegar com as facilidades que esse meio de transporte oferece e usá-lo com segurança na estrada, ou na cidade, é a combinação perfeita.

Mesmo representando quase ¼ da frota nacional, a motocicleta concentra a maior parte das indenizações do DPVAT. 

Adquirir um seguro é ter a certeza que tudo ficará bem quando algo inesperado acontecer, é garantir que a moto esteja protegida em casos de incêndio, furtos, colisões entre outras situações.

Como funciona o seguro para moto?

O seguro para moto é semelhante a um seguro para carro, podendo ser contrato em dois formatos: completo ou parcial.

O seguro completo é uma opção mais abrangente, protegendo inclusive em caso de perda total (danos maiores do que 75%). Por isso, costuma ter franquia. O seguro parcial cobre, geralmente, roubo e furto, mas abre espaço para a inclusão de coberturas específicas. Nesse caso, por não cobrir todos os danos, não há cobrança de franquia.

O funcionamento do seguro é simples e funciona como o tradicional. O motociclista possui assistência completa 24 horas conforme as coberturas acordadas. Ele assegura seu bem e pode acionar a assistência em caso de sinistro para solicitar serviços emergenciais – como mecânico, borracheiro, guincho, chaveiro.

8 Benefícios em ter um Seguro para sua moto

Analisar os benefícios antes de contratar o seguro de motocicleta, é algo que deve ser analisado com afinco. Esse é um serviço essencial, mas de custo um pouco elevado. Portanto, levando em conta o investimento e o retorno, fica nítida as vantagens em contratá-lo. Entre os principais benefícios de um seguro para a sua moto, podemos destacar:

1. Desconto em diversos serviços ligados à sua motocicleta: Entre os grandes benefícios de se pagar por um seguro de moto, estão os bônus oferecidos em outros serviços de atendimento ligados ao veículo;

2. Incidência de roubos e furtos: Em média, a cada 17 minutos uma moto é roubada ou furtada no Estado de São Paulo.  O seguro contra roubos para motos funciona de maneira similar à modalidade pensada para os carros. Em caso de sinistro, o dono deve entrar em contato com a polícia e a seguradora imediatamente. Se a moto for recuperada, o seguro cobre os gastos necessários para os devidos reparos.

3. Assistência 24h: Em caso de problemas mecânicos, panes elétricas, ou até mesmo pane secas, é possível contar com socorro em uma dessas situações. Ao contratar um seguro para moto, é possível contar com a assistência 24h para utilização destes serviços.

4. Possibilidade de acidentes mais graves: utilizar um veículo de 2 rodas pelo trânsito normalmente caótico das grandes cidades não costuma ser das mais fáceis, acidentes sempre podem acontecer. O seguro de moto oferece serviços essenciais durante essas ocorrências, como gastos hospitalares e até cobertura por invalidez.

5. Proteção para danos contra terceiros: Acidentes também podem envolver outras pessoas, causando danos tanto físicos quanto materiais a terceiros. Sem um seguro com essa cobertura, as despesas podem ficar a cargo do motorista da moto e podem não ser nada baratas.

6. Substituição de acessórios e itens de proteção: a famosa “batidinha” de retrovisor, é muito comum para quem usa moto no dia a dia.  Outros acessórios sensíveis danificados com frequência são os faróis dianteiros e as lanternas traseiras. Esses são itens que podem entrar na cobertura do seguro, sendo substituídos caso necessário.

7 – Indenizações por invalidez: uma grande parte das seguradoras oferecem indenizações em acidentes que promovam invalidez total ou parcial. E em casos de morte acidental, ainda oferecem uma indenização financeira à família da vítima.

8 – Cobertura nacional: Uma vez que contratar um seguro para moto, você terá garantida sua segurança em todo o território nacional, independentemente se estiver utilizando sua moto ou não.

Vale lembrar que todos os benefícios acima variam de acordo com a sua seguradora e também o plano. Entrar em contato com a empresa é sempre o primeiro passo antes de decidir qual o melhor tipo de seguro para moto você deve contratar.

Quanto custa o seguro moto?

A resposta para “quanto custa um seguro de moto?” é: depende. O cálculo é feito em cima do valor da moto, além disso, existe a variação de diversos os fatores que uma seguradora considera na hora de vender um seguro.

O tipo de seguro é outro fator que influencia diretamente no valor final, fazendo com que cada pessoa pague um preço diferente.

Comente!